terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Perceba-se!

   Estava refletindo como algumas coisas de nossas vidas passam despercebidas. Um exemplo disso é quando estamos na correria do dia a dia e nem sequer olhamos para quem está a nossa volta. Seja aquele porteiro que vemos com frequência e nem sequer desejamos um bom dia ou talvez aquele vendedor que nem sequer agradecemos pelo tal serviço. E por mais que tentemos cumprimentar as pessoas ao longo da vida, nem sempre absorvemos a preciosidade daquele momento.
   Ao associar esse fato as questões alimentares, recordo-me de ter perdido as contas das vezes que sentei para assistir televisão, abri um pacote de biscoito e nem notei quando acabou. E após isso bateu um vazio, mas ao olhar para o lado me deparava com um copo de refrigerante borbulhando e me convidando para finalizar o estrago. Poucas vezes eu me lembro o  gosto do que comia nesses momentos, pois isso só servia para me entrenter. Comer havia virado uma distração. Comia enquanto via televisão e não o contrário. Posso lembrar direitinho o que assistia naquela ocasião, mas o que ingeri não lembro nem do gosto.
  Em ambas as situações são notórias o quanto as coisas tem realmente passado despercebido em nossas vidas. Seja em nosso comportamento diante aos fatores sociais ou em nossos hábitos alimentares. Não reparamos. Não atentamos. Não observamos. Sendo assim, como mudar? Ou como melhorar? A resposta vem de você, está em você. A partir do momento em que se refletem essas questões, há a possibilidade de mudança. Sim, refletir. Porque não adianta criar um hábito, pois é uma ação automática, sem pensar. E nem adotar um modo de se comportar por que isso também só te levaria a fingir uma situação. 
   Os momentos simples merecem atenção. Um olhar atento. Só vamos remoer nossas práticas após percebemos a razão delas. Perceber é ter a sensação de algo. É intuir. Então, só tomaremos a consciência de que algo não está certo quando isto nos incomodar. E isso só vai acontecer quando os seus questionamentos tiverem como respostas suas ações.

      Agir!

Beijos,
Glau.

9 comentários:

  1. Nossa li seu post e logo me imaginei fazendo a mesma coisa,comendo na frente da tv e nem percebia o gosto ,o sabor de nada era automatico
    e assim é varias coisas em nossas vidas,tudo automatico passam que a gente nem percebe
    Mais qdo nos incomoda ou faz falta ai a gente para e ve realmente cada coisa.
    Na verdade hoje em dia tudo passa rapido,todos queremos tempo e mais tempo
    e nao percebemos coisas pequenas que acontecem em nossa volta que no fim faz toda a diferença
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa acho que a maioria de nós já passou por isso, comer na frente da TV sem saber se quer o gosto ou o que está comendo.... Eu comia só por hábito, isso mesmo hábito, se eu ia assistir tv tinha que ter um acompanhamento ... onde já se viu ??? Mas graças á Deus achei a blogosfera light e consegui mudar as minhas atitudes pois como vc disse a resposta está dentro de nós mesmas !!!

    valeu a dica

    Um big beijo !!!!

    ResponderExcluir
  3. Glau, me mande um e-mail para mimudando@gmail, para eu poder te mandar a tabela!

    Bjos e depois volto pra comentar decentemente seu maravilhoso post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. A essa percepção dos acontecimentos o meu grupo terapêutico dá o nome de "PRESENÇA". Estar aqui, no momento presente, inteiro, consciente, pleno. Só aqui e agora.

    Tento a todo o custo fazer isso. De repente, quando me dou conta (ops, quase perdi a atenção) o gosto da comida é melhor, o abraço é mais apertado, o cheiro é mais adocicado, o som é mais baixo do que parece.

    Para inspirar, indico dois filmes maravilhosos: "Poder Além da Vida" e "O Show de Trumman". O primeiro é sobre a presença pura e simples; o segundo é sobre o despertar, o ouvir aquela vozinha lá no fundo dizendo: estou dormindo para a vida e quero acordar!

    Adorei seu post e a maneira clara com que abordou a questão.

    Ah, estou esperando seu e-mail para eu tentar te reenviar sua tabela, ok?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amei, amei e amei! Adooooro seus comentários! Obrigada pelas palavras!

    Sabe o que eu acho que está acontecendo? A Clementine quer fazer parte do Mudando tudo e vice-versa. Porque é fato: eu não me conformo com uma vida morna, com uma existência comum, mas sei que preciso dessa tranquilidade para poder extravasar! Contraditório, né?

    Bom, mas o fato é que o "colorido" fala justamente sobre o que eu já estou fazendo, acredita? Aos poucos, uma coisinha de cada vez... Só a atividade física é que está deixando a desejar. O caos financeiro precisa ser visto com muita atenção. E o resto... Bem, sento-me no meu barquinho e vou olhando a paisagem em volta. De vez em quando dou uma remada mais forte, mas no mais, vou vivendo...

    Mandei o e-mail agora de noite, ok?

    Beijos e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. FALOU TUDO!!

    E acho que a maioria dos obesos engordam por isso mesmo....comem sem ao menos saborear..apenas pelo prazer de comer...e quando vemos, o tempo passou, engordamos, o estrago foi grande e é MUITO dificil colocar tudo no lugar novamente!!!

    E acho que ate na R.A as vezes deixamos passar coisas que seriam importantes, que contaria ponto, que faria diferença!!!

    E olha ta linda viu...um dia eu tbm ficarei lindaaa com roupa branca :D

    Beijos e otimo final de semana

    ResponderExcluir
  7. Glau, concordo com cada vírgula que você escreveu lá no meu blog.

    E eu cansei de "culpar". Já faz algum tempo que me responsabilizo pelos meus atos... E tem dado certo, graças a Deus.

    Depois me conte sua experiência com a planilha de atividades!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Amiga obrigada por sempre estar no meu cantinho me dando aquela força!!

    Acho que sem essas palavras de carinho q todas tem comigo, nao conseguiria me levantar a cada tropeço!!


    Qualquer coisa, estamos por aqui viu!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Oie td bem? me chamo Maria estou tentando fazer a reeducação alimentar quero emagrecer 30 kilos até o final desse ano, fiz um blog e se possivel queria algumas dicas de como mexer no blog...
    Bjs
    Parabéns pelo seu sucesso e Obrigada

    ResponderExcluir

Diz aí...