quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Amadurecência"

   O que me leva a me esforça tanto por um objetivo? Abdicar de outras coisas em prol de uma insistência? Trocar a minha vida social por livros e mais livros? Investir é a primeira palavra que vem a minha cabeça. Em um futuro, em uma carreira...
Eu estudo em troca de estabilidade e trabalho para ser reconhecida, mas tantas normas e exigências que me fazem questionar. Talvez por querer me tornar logo a dona do meu nariz e mostrar o que eu sei. Eu tenho apenas 21 anos, não pago conta de luz e nem de água, além de comer de graça. Sou sustentada por pais orgulhosos de mim, que querem um canudo na minha mão, um sorriso no meu rosto e minha felicidade. Embora eu entre na faculdade com vontade de vir embora e me pergunte várias vezes se é isso que eu quero, eu vou. Só para me testar, me desafiar. Nós somos resultado das nossas escolhas e eu escolhi educar. Fazer a diferença na vida de outra pessoa em sacrifício da minha.             
   Apesar de dois anos procurando o amor pela profissão, sinceramente, eu não achei. Mas dizem que o amor verdadeiro vem com o tempo, então vou dar uma chance. Ao tempo e a mim. Uma trégua, quem sabe. Pra gente se conhecer melhor e flertar sem compromisso, sem pretensão. Quero o prazer de sobreviver de uma coisa que eu faça por amor e não da inércia de uma vida estável, sem paixão, sabe? Quero ver pulsar o colorido de uma vida feliz e não o preto e branco de uma vida pacata. Sempre digo que não vim a terra fazer figuração. Por isso o desejo de protagonizar a minha história, ser melhor em tudo que eu fizer inclusive na minha profissão. Mas não no sentido prepotente da palavra e sim pelo esforço dedicado a esse propósito. Quero tomar decisões sem medo, a partir do conhecimento que adquiri durante as longas horas que passei sentada ouvindo sobre teorias e técnicas para melhorar uma educação defasada.
   Tá, eu me preocupo com tudo! Mas eu só sei ser assim, eu preciso de previsões, de precauções e de soluções. O caminho não me importa, porque eu me consolo com a promessa de um fim. Eu vivo em função desse fim. Porque lá eu sei que estará o meu sucesso.
Soa como um lamento, mas é uma reflexão.

Estudando/refletindo no meu quarto de paredes lilás, mas que as vezes refletem em preto e branco.

10 comentários:

  1. Olá Glau

    vim aqui conhecer seu cantinho e adorei sua forma de escrever
    parabéns pelo texto
    seja muito bem vinda em meus espaços tbm bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Glau, tudo vem ao seu tempo, cada coisa tem a hora certa para acontecer e quando menos esperar vai sentir que será O MOMENTO!
    Boa sorte ae...e vamos que vamos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto, como sempre!

    Acho muito nobre a profissão que escolheu. Sei que não teria desprendimento suficiente para tal e admiro muito quem o tenha.

    Mas quando você disse sobre chegar logo ao fim, me lembrei de mim mesma querendo que meu curso acabasse logo. E acabou. 5 anos indo e voltando para outra cidade, chegando tarde e gastando uma fortuna na faculdade (eu já me bancava, e foi difícil pacas)... Aí a formatura veio. E depois o medo: putz, agora tenho um diploma! Meus sonhos podem se tornar realidade e só depende de mim! É o outro lado...

    Mas.... como suas sábias palavras já disseram no meu blog (amo seus comentários e te digo obrigada do fundo do coração!), talvez haja mesmo uma mulher forte aqui dentro só esperando a hora de sair. É... É bom pensar no fim e focar nele...

    Beijos e boa sorte na sua caminhada!

    ResponderExcluir
  4. lindona,

    muito obrigada pelo seu carinho lá no meu cantinho,
    li seu post e por muitas vezes já me peguei assim me questionando e tentando achar respostas que descobri que estavam o tempo todo ali dentro de mim, amor!!! seja pela profissão escolhida e amor pelos outros.
    linda se acalme tudo tera sua recompensa e vc vai ser com toda certeza muito feliz e grata por todo esse tempo que perdeste com livros.
    beijokasss

    ResponderExcluir
  5. Acho legal vc querer independencia pra sua vida ,é a maelhor coisa mais tudo acontece ha seu tempo ,va com calma que tudo dará certo
    bjos e o rbigada pelo carinho no meu cantinho

    ResponderExcluir
  6. Olá querida...

    Adorei a sua visita no meu cantinho...e estou passando aqui para retribuir...

    Adorei o seu blog....

    Vc é um exemplo de superação...

    Estamos juntas...

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Ei!
    passei aqui pra conhecer o seu blog e achei mto legal!!!

    já estou te seguindo!

    depois me segue la tb!!

    http://minha-dieta-diaria.blogspot.com

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Glau, novamente obrigada pelo seu comentário lá no meu blog.

    É, sou canceriana com ascendente em escorpião. Deve ser por isso a intuição tão aguçada... É engraçado que quando escrevia o post "Divã" eu estava pensando em outras coisas que estavam me cansando, como meus relacionamentos pessoais. Aí veio a sugestão - e a decisão, porque eu já aceitei a proposta - de trocar de setor. A vida nos atropela! E isso é bom!

    A zona de conforto é deliciosa por uns tempos, mas nossa essência acaba sempre pedindo mudanças. O conflito entre o que eu mais quero e o que eu acho que será melhor, entre me jogar de cabeça com vontade e o de "deixar quieto" gera sim a angústia, o frio no estômago (bom, não frio porque o danado tá sendo bombardeado por antibióticos hehehe), e a sensação "será que vai dar certo?", exatamente como você disse!

    Ah, e se consola, aos 28 anos ainda não achei minha vocação. Como te disse, após pegar meu diploma veio a sensação de "e agora?". Depois, tive uma decepção amorosa tamanho master, que me deixou desnorteada. E agora meu "diploma" está prestes a ser reutilizado, mas ainda sinto que deveria ter feito psicologia. Entendeu? Eu fiz o que eu gosto - Direito - mas teria ficado feliz com Psicologia, Medicina, Química... Feliz e na dúvida. E mesmo você ficará na dúvida um dia "deveria ter me dedicado tanto à faculdade ou deveria ter saído mais com os amigos, me divertido um pouco mais?"... E na minha opinião, tanto se divertir quanto estudar trariam a você a mesma satisfação e as mesmas dúvidas! Já pensou no caminho do meio? Conciliar estudos e vida social?

    E o que me fez aceitar o Direito? Prestar atenção no caminho! Porque foi durante o curso que acabei me identificando com ele, e hoje estou satisfeita com o que eu escolhi.

    Espero que dê tudo certo pra você! Sua dedicação te levará a alcançar seus objetivos e seu sucesso profissional, sim. Além de satisfação pessoal e muito orgulho nos seus pais. Quer coisa melhor?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. oiee linda
    bom diaaa
    primeiro quero agradecer a visita e o recadim, obrigadaaa!!!
    meus parabens pelo emagrecimento (vi suas fotinhas de antes e depois) adorei!
    desejo que em 2011, vc alcanse seus objetivos profissionais, pessoais...!
    lindo dia pra vc
    bjuss
    xauxau

    ResponderExcluir
  10. obrigada pela visita,esses dilemas da vida sao dificeis mesmo!ja passei por varios e ainda vivo mudando...rs
    mas faz parte da vida de todos e um dia no tempo certo nos encontramos com a nossa real necessidade!
    beijos e tudo de bom em 2011!!!

    ResponderExcluir

Diz aí...