sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Filosofando o amor


 Nunca amei a ponto de perder o ar. Mas acredito que os meus pulmões estejam prontos para suportar esse tipo de insuficiência. As minhas mãos já suaram de nervoso, sim, mas nunca passou disso. Quando fitada, desviava o olhar por acreditar que era o mais correto para uma moça de valores e princípios. Meu coração já palpitou em determinado momento no ritmo de uma escola de samba - logo eu que nem ligo para carnaval- mas assim como o mesmo, acabou na quarta feira de cinzas, ou talvez num domingo qualquer. No auge meus vinte e poucos anos acredito que eu sei tudo que se refere ao amor na teoria e que poderia escrever uma tese. Tenho antídoto para todas as situações que envolvem este. Creio saber agir e lidar com todo o acaso dos relacionamentos, mas apenas baseada em hipóteses e não na concretude. Eu tenho tudo ensaiado em minha mente. Penso em situações, gesticulo as minhas razões e invento minhas emoções, tudo baseado no que eu ainda não vivi, mas que fazem parte das minhas interpretações precipitadas.
   Eu não saio na rua buscando olhares que confrontem ao meu e muito menos saio com minhas amigas para "abater uma presa" como uma predadora inconformada. A minha intenção ao me aventurar pelo mundo é a de encontrar-me para depois encontrar-te. Pelo acaso quem sabe, mas não apenas para um caso. Prefiro a segurança de uma conquista que leve o amor à posteridade. Sou a favor de construir histórias e não de fragmentos que levem a precipitação do destino. Atrevo-me a falar do amor nestas linhas incompreensivas, que não entendem o meu lamento, mas aliviam a minha ansiedade em querer viver o que eu apenas imagino.   
   A sensação que eu tenho ao escrever sobre isso é que estou despindo as minhas verdades e expondo sem nenhum pudor os meus intentos. Logo eu que prezo por reservar os meus relatos a fim de poupar os outros de uma narrativa sem final feliz. Sou boa ouvinte. Presto-me a escutar tudo o que se trata sobre o assunto, incluem-se desilusões, casos de sucessos e pretensões. Uso da minha razão para ampliar o campo de visão dos que estão anestesiados pelo amor e que acabam não enxergando as obviedades que a vida impõe. O amor nos cega e é cego. O que nos faz enxergar é a razão. Mas apesar de todas as minhas especulações sobre o amor, eu sei do seu trabalho silencioso e ainda permaneço por aguardar o seu manifesto em favor de um coração impaciente.

Beijos,
Glau.

7 comentários:

  1. Seus intentos e seu coração são puros, não há do que se envergonhar.

    Sabe... há algum tempo atrás eu pensava exatamente como você. Pra falar a verdade, eu ainda penso. Mas eu preciso testar. Eu preciso me arrebentar (e arrebentar meu coração e meu cérebro) em busca de algo que talvez um dia se torne concreto. Ou não se torne. Mas que valha!

    Porque mesmo os mais efêmeros dos relacionamentos, o mais descompromissado dos olhares e a pior noite de caça, tudo isso traz, na essência, uma única coisa: APRENDIZADO!

    Com meus tombos e arranhões eu aprendi que posso amar. E que posso desamar. E que posso rir. E que posso chorar. E que sei reconhecer o que é bom para o meu corpo, e o que é bom para meu cérebro, e para a alma, e o que combina comigo... Até os erros são acertos, no fim das contas.

    Se manter "limpa" para o "amor" é meu ideal de vida. Aliás, estou praticando isso ultimamente (ah... esqueci de atualizar a Clementine, vou colocar isso lá em breve). Mas te digo: graças a Deus que me joguei na vida por uns tempos. Graças a Deus beijei bocas erradas, toquei corpos errados e abri meu coração para corações errados. Porque hoje posso dizer: sim, estou preparada para o amor, e quando ele vir, vai encontrar um coração mais quente e muito, muito menos ansioso.

    E não menospreze a teoria: chega num ponto de um relacionamento em que você terá que usá-la. Mas quando conhecer alguém legal, dispense-a. Solte sua Clementine!

    E se der errado, pelo menos terá dado certo!

    Beijos e AMEI seu post de hoje. Faça isso mais vezes!

    ResponderExcluir
  2. Palavras de um coração impaciente, mas acredite quando ele chega o coração não precisa nem virar escola de samba, ele simplesmente sabe. Acredite!

    beijos e ótima sexta!

    ResponderExcluir
  3. Um coração pronto pra amar ,mais logo isso vai acontecer
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga,
    qdo vc sequer esperar o amor vai aparecer do nada... e será lindo lindo... e te fará feliz... e seu coração ficará preenchido... tenha fé q esse dia em breve chegará!
    ótimo final de semana!
    Bjinhoss

    ResponderExcluir
  5. Glau, você entendeu direitinho o que eu falei. Pois é... Os esparadrapos estão sendo retirados aos pouquinhos... E me permito mais sim.

    Porém é fato: há momentos não tão glamourosos e não tão sábios em que eu invisto meu santo tempo em pessoas que não valem a pena. Prefiro não me punir e pensar que também faz parte do aprendizado, entende? E como boa canceriana, abro mão das minhas vontades às vezes só para "agradar". Me moldo tão fácil às circunstãncias que fico sempre com medo de não saber mais quem eu sou!

    Ah... Vamos escolher um boteco daqueles com cara de café, sabe? Com luz indireta, boa música (jazz? Beatles? algo do tipo) e vamos bater um bom papo enquanto esperamos. Acho que, com eu, você também acredita nisso, né? E claro: será ótimo esperar tendo alguém tão bacana ao meu lado para conversar!

    Vou te confessar um grande segredo do meu coração: acho que eu só invisto nos sapos porque eu sei da existência do príncipe, e quero ter toda a experiência do mundo para estar pronta para ele!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Aihh o amor, quando ele chega, ele vem sem avisar, daquelas coisas que o coração bate forte, as mãos ficam sauadas, enfim....quadnoe le chegar vc vai reconhece-lo e vai saber as dores e deliciar dessa palavra!!


    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Oi Glau...muito bom texto,corajoso!!
    Com carinho te digo uma coisa,idealizar quanto se fala de amor meio complexo,mas arriscar sim ...arrisque sempre,os riscos fortalecem ,e muitas vezes te proporciona aprendizado,e com esse aprendizado vai buscar mais oportunidades,de estar feliz,e de tentar de novo,o novo, outra vez...viva,seje feliz!!!
    Excelente semana com carinho Dê

    ResponderExcluir

Diz aí...