sábado, 22 de janeiro de 2011

Rascunho (Re)organização Alimentar / Plano Indivudual Alimentar (PIA)

  Esta semana retornei ao trabalho e isso é ameaçador a minha R.A. Tenho horário de lanche e posso tirá-lo a qualquer momento, porém as opções de cardápio são desestimulantes. É x-bugger, misto quente, salgado, biscoito recheado, refrigerante e por aí vai. E eu que já sei muito bem onde é o meu lugar, não consumo nada disso. Levo meu biscoitinho integral e compro Ades ou Suco em lata, não está bom, mas é o que tem para hoje! Na verdade esse lanche no horário do trabalho era para ser considerada uma colação, já que eu tomo café antes de sair, contudo eu não abro mão de me alimentar bem antes de ir e no intervalo que tenho para comer algo.
  A rotina ajuda a manter a alimentação controlada, você tendo a certeza de como será seu dia poderá planejar o horário da alimentação e o que irá comer. Os imprevistos desestabilizam qualquer alimentação. Acrescentando ainda a nossa falta de paciência de procurar algo light na rua, acaba por arruinar o nosso esforço até porque o que mais tem espalhado pela cidade é estabelecimento com refeições rápidas e calóricas. Não, obrigada!
   Então qualquer eventualidade que me tire da minha rotina e situações nas quais eu não tenho o controle de horário, como trabalho e faculdade, estragam minha dieta sem dó. Só que tem um fato que incomodando que é o contínuo fracasso da minha R.A. a partir da hora do almoço. E eu desaprovo isso. Chega á noite eu como várias vezes sem a regular o horário. E a velha frase "Amanhã eu recomeço" ou "Vou melhorar a partir de amanhã" já está se tornando normal, mas já não considero isso símbolo força de vontade e sim álibi para aliviar a minha culpa.
  Por isso mais do que nunca decidi organizar uma rotina alimentar, incluindo as variações de situações que possam vir a ocorrer e adaptações ao meu dia a dia no trabalho e no retorno à faculdade. Já sabendo das minhas fragilidades pretendo fazer minha metodologia própria para meu auxiliar na manutenção do peso. Intitularei esse procedimento de (Re)organização Alimentar ou Plano Individual Alimentar (PIA).

Dentre as medidas que pretendo tomar estarão: 
- Fazer o uso de um caderninho de controle de pesagem e medidas.
- Estipular datas para pesagens e tirar medidas.
- Especificar com indicadores se o aproveitamento alimentar foi péssimo, ruim, razoável, bom ou ótimo.
- Adaptar alimentos curinga.*
- Utilizar da técnica que eu chamo particularmente de Emagrecimento do Incentivo.**
- Introduzir alimentos que estejam em deficiência na minha alimentação.
- Registrar com fotos todo o processo para analisar os resultados.
- Reavaliar com frequência os resultados desse processo.
- Tentar retomar as atividades físicas que foram adiadas por falta de tempo e vergonha na cara.

*Alimentos para substituição
** O Emagrecimento do Incentivo é a cada meta atingida se propiciar um mimo/presente. É um método individual, é preciso saber quais os seus desejos e articular com o sucesso no emagrecimento. Dá resultado! (Farei um post explicando)

  Bom, sobre a parte organizacional desejo utilizar um caderno bem bacana e fazer uma organização no estilo planilha do excel, usando canetas coloridas para destacar (ainda não sei se farei no computador ou manuscrito) e no mais, ir registrando continuamente os resultados.
  Vou pôr essa ideia em ordem e em breve posto todo planejamento direitinho com objetivo, tempo de duração e o desenvolvimento. Servirá como um orientador das ações a serem executadas nesse projeto de Reeducação Alimentar. É só um breve rascunho, como já disse irei elaborar e disponibilizar aqui.
  Ah, vou deixar uma aqui o link para o cálculo da Dieta dos pontos , nesse site você encontra informações sobre a dieta, de como calcular os pontos, a tabela pontuando cada alimento e outras coisas. Esta dieta me ajudou bastante a eliminar 23 kg e a considero uma maneira de aprender a escolher os alimentos e principalmente as proporções, fazendo da mesma uma opção de reeducação alimentar não restritiva.


É isso, estou mais uma vez na tentativa de garantir uma alimentação adequada e consequentemente a manutenção de uma peso. Farei por onde para não ser em vão. Façamos todas valer a pena o nosso esforço!


Beijos,
Glau.

10 comentários:

  1. oi glau!
    concordo com vc !rs
    adoro seus antes e depois ! rsrs
    temos que dar um jeitinho quando inevitavelmente saimos da rotina....
    temos que manter nosso comprometimento com a r.a ,afinal a unica beneficiada somos nos...e obrigada pela visitinha!
    beijos e bom fds light!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Glau,
    vim retribuir a visita e dizer parabéns pelo sucesso já alcançado...
    acredito q manter o peso é um desafio igual ao de emagrecer... e isso não é fácil...
    tb ando nessa de amanhã eu recomeço... mas o pior é q nem cheguei a emagrecer bastante ainda... por isso... vou ter q mudar isso logo.
    ja estou te seguindo e juntas vamos conseguir.
    ótima noite de sábado!
    Bjinhoss

    ResponderExcluir
  3. Ei, obrigada pela visita lá no meu blog... Vamos nos seguindo aí e com muita força de vontade (ta me faltando) a gente vai conseguir todos os nossos objetivos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela conquista, acho que as fotos falam por si só !!! Gostaria de elogiar a forma como escreve culta !!!

    Um beijo e estou seguindo ...

    ResponderExcluir
  5. Oi Glau.
    Obrigada pelos elogiaos e parabéns para vc tb. Vc é linda e e uma alegria contagiante.
    Beijoscas

    ResponderExcluir
  6. Oi passando pra fazer uma visitinha e aumentar nossa corrente light bjim Dê

    ResponderExcluir
  7. Glau, você é linda!

    E adorei seu sistema de organização. Vá contando aqui no seu blog à medida em que for colocando em prática, para acompanharmos o processo.

    Eu uso a planilha do Excel. Usava, na verdade. Mas estou pensando em retomá-la ainda essa semana. Eu fazia uma legenda com cores, e considerava um dia "ótimo" quando toda a linha ficava verde (o que era raro). Se quiser te mando a minha por e-mail, ok?

    E quanto às historinhas do meu "alter ego"... rsrsrsrs Digamos assim que ainda não está fácil me acertar com a minha área "relacionamentos". No blog de mudanças eu nem comento sobre isso, mas posso dizer que tudo está interligado: a má escolha dos alimentos, a falta de cuidado com meu corpo e meu dinheiro (e meus estudos também) e não estar atraindo pessoas legais (porque eu acredito em atração!).

    E sim, você foi ótima em ligar os pontos. Atraio caras com relacionamentos anteriores. E eles tem outro ponto em comum: ou perderam o pai jovens demais, ou os pais são ausentes, ou o pai nunca foi sequer conhecido, acredita nisso? Coisa pra analista, sem dúvida!

    E faz bem você focar nos estudos. Deveria ter feito isso desde sempre...

    Beijos e muito obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  8. oiee linda
    bom diaa!
    nossa quando eu comecei a trabalhar, (tem uns 2 anos atras) engordei d+, nao dava conta de controlar, ainda mais q era em shopping...
    sai de la, pq ja tava estrassada! ahaha

    --
    otimos seus planos de emagrecimento, mta forca pra vc!

    otima semana
    bjus
    xauxau

    ResponderExcluir
  9. É sempre muito bom fazer um planejamento para seguir uma dieta, fazer exercícios, enfim, para se organizar...
    Tenho certeza de que vc só ficará mais segura fazendo isso.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Glau, seus comentários me deixam sem ar, sabia? Me chocam! E eu acho é ótimo! Deu pra perceber que não gosto de emoções banais, né? rsrsrss

    Digamos que a Clementine é minha versão não social, não adequada à apresentação em sociedade. E que a Michele é a versão normalzinha de mim mesma. E que a grande "mudança" que eu quero na vida é justamente juntar as duas e que se dane o que os outros vão pensar!

    Aliás... Acho que quem está pensando e focando somente em dieta e exercícios físicos odiaria a Clementine. Porque ela junta tudo: dinheiro, amor, comida, sexo, exercícios físicos e tudo o mais que se tem que enfrentar na vida. Bom, a Michele também faz isso, só não comenta no blog certinho dela.

    Amei, de novo, seu comentário. Vai me fazer pensar, muito. E amei sua capacidade de compreensão da mente humana. AMEI! Obrigada, de coração!

    Quanto à planilha, acabei de descobrir que na mudança de computador ela foi excluída... Mas vou criar outra, hoje ainda, e então você pode me mandar um e-mail para eu respondê-lo com ela em anexo, ok?

    Beijos!

    ResponderExcluir

Diz aí...