sábado, 14 de julho de 2012

Hábitos

     No post de ontem coloquei alguns questionamentos pessoais relacionados a temas como dieta, por exemplo. E ao ler essa matéria retirada da revista Galileu entendi boa parte deles. É que nessa reportagem vem indicando uma pesquisa científica na qual explica que nós criamos maus hábitos e através deles esperamos extrair uma recompensa. Ou seja, comportamentos repetitivos no qual nos adequamos a fim de obter facilidades. 
    Por exemplo, quando colocamos o relógio para despertar num determinado horário e  sabotamos o aparelho colocando para despertar uma hora depois ou quando depois do almoço criamos o mito de que temos o "direito" de comer um bombom. Você adquiri assim um mau costume e começa acreditar que esses são hábitos comuns, quando na verdade eles são criados por você e são eles que prejudicam a sua pontualidade, a sua dieta, a sua rotina e você. 
  Resumindo, a reportagem fala sobre autosabotagem, maus hábitos, mau comportamento em relação as ações cotidianas como falta de compromisso com a dieta, atividades físicas, consigo mesmo, com tarefas prioritárias que colocamos em segundo plano. Interessante! Leia, entenda o seu "gatilho".





MANUAL PARA DIAGNOSTICAR SEU MAU HÁBITO E CONVERTÊ-LO EM UM BOM
Editora Globo
PASSO 1: IDENTIFIQUE O CICLO: 
Pense primeiro na rotina. Neste manual, tomaremos como exemplo comer um brigadeiro toda tarde (mas a lógica serve para qualquer hábito). O que dispara o comportamento: fome? Tédio? Pouco açúcar no sangue? E a recompensa: é o brigadeiro em si? Mudar de ambiente? A distração temporária? Socializar com os amigos? Para facilitar a investigação, sempre que comer o doce, coloque o relógio para despertar em 15 minutos e se pergunte: você continua com vontade de comer brigadeiro? Se sim, seu hábito não deve ser motivado pelo açúcar. Agora, se você preferiu fofocar com os amigos e agora só pensa em comer brigadeiro, seu hábito não é dirigido pelo contato humano. Para entender isso melhor, vá ao passo seguinte. 

PASSO 2: TESTE A RECOMPENSA 
No primeiro dia, quando tiver vontade de comprar o brigadeiro, dê uma volta no quarteirão. No segundo, vá à lanchonete, mas compre um biscoito e coma em sua mesa. No terceiro, opte por uma maçã e coma-a enquanto bate papo com colegas.No dia seguinte, experimente apenas fofocar um pouco. A ideia é descobrir a recompensa que você de fato procura. 

PASSO 3: ISOLE O GATILHO 
Quando surgir a vontade de comer brigadeiro, examine: onde você está? Que horas são? Qual seu estado emocional (entediado, alegre, ansioso)? Quem está por perto? O que você tinha acabado de fazer e o que fará na sequência? Faça isso por 3 dias e descobrirá o gatilho de seu hábito, se é um lugar, horário ou pessoa. 

PASSO 4: ELABORE UM PLANO 
Se o que dispara seu hábito é um local, evite passar por lá. Se é um horário, programe outra coisa para aquele momento (eleja o que mais deu certo no Passo 2). Vale colocar o alarme para o horário e forçar-se à nova atividade. Com o tempo, ela irá se automatizar e você terá adquirido um bom hábito no lugar do ruim.


FONTE: Revista Galileu ( http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT307107-17773,00.html)

Beijos,

Glau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...