segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como tudo começou...

   Bom, eu sempre fui gordinha. Nunca me incomodei porque eu era daquele tipo engraçada, que fazia os outros rirem, afinal eu tinha que chamar atenção de alguma forma. Todo as minhas amigas eram paqueradas, menos eu, óbvio, servia apenas de mero pombo-correio! Mas mesmo assim eu era feliz, a comida me deixava feliz. Em um determinado momento da vida eu já estava ficando frustrada pois as roupas não me serviam mais e quando ia compra não tinha o meu tamanho, já estava vestindo tamanho 46.
   Até que uma bela noite de julho de 2009, passei em frente a uma balança e me lembrei que não me pesava fazia tempos (mais de 4 anos), então resolvi subir e encará-la. Sabe aquelas balanças que falam bem alto, então... subi e marcou 83,4 kg para 1,64 de altura, entrei em choque, claro. Isso foi um dia antes do meu aniversário de 20 anos (tenho 21), já que no dia seguinte havia marcado com uns amigos de comemorar num barzinho cheio de petiscos. Aí pensei, essa vai ser uma despedida desses hábitos ruins, senti que dali para frente as coisas não seriam mais as mesmas. E não foram!
  No dia após a comemoração comecei a reeducação alimentar a partir das pesquisas que havia feito sobre a dieta dos pontos, pois foi a que mais me identifiquei. Precisava de uma reeducação flexível, na qual eu pudesse adaptar minha alimentação de maneira equilibrada. Não quis procurar uma nutricionista ou um médico porque a mudança tinha que partir de mim, eu sabia das minhas necessidades e dificuldades. Em todo momento tratei isso como propósito de superação. Nunca estipulei metas e nem me insperei em alguém ao não ser em mim mesma. Retardei minha vida social porque eu não queria ser chata de ir a uma festa e negar um pedaço de bolo com um copo de refrigerante, não queria ser deselegante, até porque ainda estava insegura com relação a dieta.
  Quando passei a ver os resultados positivos isso me animava, ia toda quarta-feira me pesar e ver se estava evoluindo. Não posso negar que também já me frustrei muito quando a balança marcava a mais, porém serviu de aprendizado. Minha família me ajudou muito ao me incentivar e comprar apenas coisas lights, com isso tenho um armário com a minha alimentação separada e um espaço da geladeira reservado. Continuando, o melhor momento do emagrecimento são os elogios, na boa. É ótimo escutar que você está emagrecendo, como até hoje eu escuto. Pessoas que eu nem conheciam me paravam e me preguntavam o que eu havia feito e eu morria de orgulho mim.
   Não comia bala, doces e só abria exceção em ocasiões especiais como um aniversário. Tomo refrigerante esporadicamente e tenho certeza que não vou mais ao Mc Donalds pedir um hamburguer com batata frita. Sabe porque? Por que eu não sinto a mínima vontade. A reeducação alimentar te dar a oportunidade de escolher o que é bom para você. Não, eu não tomei remédios, foi na raça, no sofrimento. Quanto a atividade física só passei a me exercitar 6 meses depois de iniciar a R.A., foram caminhadas e mais caminhadas diariamente. A gente aprende a lidar com o nosso corpo, sabe como ele funciona e encontra maneiras de escolher o que é melhor para ele. A reeducação alimentar te traz consciência alimentar.
  Nos dias de hoje eu tento manter o peso, que é bem mais difícil que perder. Você vai beliscando ali e aqui achando que tem o domínio das suas vontades e dos seus desejos como antes, mas não tem. É nessa que a gente desliza na jaca que é uma beleza. E tem sido assim desde que atingi minha meta. Se aprendi a comer direito? Sim, mas preciso de mais controle. A gente tá magra e acha que pode ter o privilégio de comer o que quer. Não, não pode. Emagrecimento é psicológico! Ah, e outra coisa, eu anotava todas as minhas pesagens e medidas num caderno. Temos que ter controle também.
   Atualmente me peso regularmente, tiro minhas medidas e ainda tiro fotos para certificar se estou emagrecendo ou engordando. Tenho 1,65 de altura e peso 62 kg , estou seguindo a dieta do bom senso, onde é sou eu, depois da experiência com a dieta dos pontos , que vou escolher o que é mais saudável para o meu corpo.
Post longo, né? Mas precisava apresentar minha história para podermos interagirmos mais.

Antes (Aniversário - Julho/2009) e Depois ( Maio/2010)
83,4 kg e 61,5 kg

Obrigada pelos comentários, viu? Vocês não tem a noção de como gosto de ler sobre vocês e visitar, mesmo sem avisar (rs), o cantinho de vocês.

Beijos,
Glau.

2 comentários:

  1. ola amiga..qyue grande diferença ne..parabens..
    o que temos que fazer agora e lutar para manter..pq eh muito dificil..mas se temos garra vamos manter sim
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Então siga em frente minha amiga...
    Tambem estou na manutenção e essa parte é braba! hehehe sempre nos sentimos um pouquinho mais livres né?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Diz aí...